ent6 Raciocínio Lógico: Não se confunda com os símbolos 
/ Matérias / Matemática /

Raciocínio Lógico




20

Não se confunda com os símbolos

Até esse momento, temos usados muito os símbolos "p" e "q" nas nossas explicações, mas isso não precisa ser sempre assim! Pode-se usar qualquer letra para representar uma proposição: a, b, c, d...
Veja os exemplos a seguir:
Note que foram usadas as letras "a" e "b", mas nada mudou. Estaria sendo dito exatamente a mesma coisa se tivesse sido usado "p" e "q".
Nesse caso foram usadas as letras "V" e "F" para representar as proposições. Preste atenção que elas são diferentes dos V's e F's na tabela (que possuem o significado de verdadeiro e falso)!
Perceba que foram usados "p" (minúsculo) e "P" (maiúsculo). Notem que o "p" minúsculo representa uma proposição distinta do "P" maiúsculo.
Já nesse caso foram usadas as letras "q" e "p". Mas preste atenção que nesse caso o "q" veio em primeiro lugar e o "p" veio em segundo lugar. Ensinamos nos slides anteriores quando explicamos sobre o operador "se... então..." que:
$p \rightarrow q$ só será falso quando p = V e q = F
Mas nesse caso $p \rightarrow q$ é $q \rightarrow p$. Ou seja, o "q" está no lugar do "p" e o "p" está no lugar do "q". Logo, teremos:
$q \rightarrow p$ só será falso quando q = V e p = F




20 de 33







desenvolvido por


Copyright © 2023 Central Exatas
Todos os direitos reservados.